20 julho 2009

Grávidos de um Rei.

Irritam-me, certas pessoas. Bem finjo que não, bem tento ignorar, mas irrita-me quem se queixa quando tem o dobro do que merece e faz metade (ou menos) do que devia fazer. Cresce-lhes o rei na barriga à velocidade da luz - é uma gravidez francamente anormal, de tão rápida e esquisita que é! De repente transformam-se... Deixam de ser comuns mortais e tornam-se em Suas Excelências os Mais Espertos e Donos de Toda a Razão Daqui e D'Além (quem lê isto que tenha a delicadeza, a decência, de se dobrar numa valente vénia).

Ontem, não sabiam nada. Hoje, continuam sem saber. Mas julgam que sabem. Acham-se Reis De Tudo E Mais Alguma Coisa, mas, em tanto tempo, não conquistaram nada. Não evoluíram nem um pedaço. Mas têm amigos!...

E, quem tem amigos, tem tudo. Por mais incompetente que se seja, a verdade, para o bem e para o mal, será sempre essa: quem tem amigos, tem tudo.

Quem tem amigos tem até a oportunidade de "engravidar" de importância. Não é para todos, não é um episódio de vida que qualquer um possa experimentar! É todo um cenário que surge, do nada, e só ao alcance de quem mantém os relacionamentos certos. E depois pode continuar-se preguiçoso, incompetente, desleixado... O que interessa é manter a personagem da «Pessoa Eficiente Que Sabe Mandar». Queixo levantado, nariz espetado para o ar, palavras ditas sem entoação, sem sentimento, palavras curtas, frias e cortantes como ordens dadas a seres reles. Sim... Porque o comum mortal não passa de uma "coisinha" que por aí deambula. (Mesmo que esse comum mortal saiba mais do que Sua Diviníssima Alteza Sabedora alguma vez virá a saber... Isso interessa, porventura?)

[Mesmo que essa personagem só seja convincente, até para os desconhecidos ou distraídos, por não mais que dois minutos e meio.]

5 comentários:

  1. Adorei o texto todo, já tinha saudades de te ler, bem sei que o tempo é pouco, mas valeu bem a pena a leitura e a espera.
    [Esqueci-me da vénia, idiotas. Ou será Idiotas?]

    ResponderEliminar
  2. Porque é que estou a pensar numa pessoa em particular? ;-)

    ResponderEliminar
  3. Excelente, adorei mesmo. Deviam haver cartazes espalhados pelas ruas com este texto, para lembrar a humildade às pessoas. (Desculpa a invasão).

    ResponderEliminar